quarta-feira, 30 de março de 2011

Iniciativas Oceânicas 2011, Surfrider Foundation Porto.
Realizaram-se no passado fim-de-semana as Iniciativas Oceânicas nas praias do Grande Porto, levadas a cabo pela Surfrider Foundation Porto (S. F. Porto). Este evento de sensibilização ambiental contou com a participação de um grande número de surfistas e não só, demonstrando o reconhecimento e importância deste tema na nossa sociedade.

Foram três as praias alvo de intervenção sob a alçada da S. F. Porto.  Em Matosinhos e Gaia  mais de 50 pessoas deram o seu contributo por uma causa que a todos diz respeito. Estas praias em particular, com características urbanas e junto à foz de dois rios (Douro e Leça), sofrem durante todo o ano com a deposição de resíduos provenientes do mar, rios e ribeiras que nelas desaguam, ou fruto do descuido de quem as visita.
Mais a norte, em Ofir, a presença de uma grande quantidade de resíduos nas praias deu animo para que a limpeza e acção de sensibilização decorresse da melhor forma. A S. F. Porto em conjunto com surfistas e habitantes locais, tornaram a Iniciativa possível e a praia um pouco mais limpa.
A Surfrider Foundation Porto faz assim um balanço muito positivo da realização das Iniciativas Oceânicas, uma vez que conseguimos fazer chegar a mensagem de que os resíduos estão presentes, existem e são uma realidade...basta ir até à praia”. É da responsabilidade de todos alertar, sensibilizar e agir...para que possamos em conjunto usufruir do melhor que há neste mundo, a Natureza.



Importa não esquecer a adesão significativa que estas “Iniciativas Oceânicas” tiveram por todo o País, em Lisboa pelas mãos da recém criada S. F. Lisboa, ou em diferentes locais ao longo da nossa costa, como é o caso de Viana do Castelo, Peniche, Ericeira, entre muitos outros.
Finalmente, resta agradecer a todas as instituições locais que apoiaram, participaram e tornaram esta acção possível: LIPOR, 8Team.net, Flower Power, Clínica de Surf,  Surfing Life Club e Escola de Surf do Norte.
Um agradecimento especial também para o fotógrafo Tomané, que fez a cobertura fotográfica do evento e trouxe um pouco da sua boa disposição para a praia e ao Humberto Silva pelas filmagens.
Boas ondas

Sem comentários:

Enviar um comentário